quinta-feira , 19 setembro 2019
Você está aqui: Capa | Destaques | Retorno de desfile cívico atrai milhares de itabiranos à Mauro Ribeiro
Retorno de desfile cívico atrai milhares de itabiranos à Mauro Ribeiro

O retorno dos desfiles cívicos em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, após 18 anos sem acontecer em Itabira, atraiu e agradou milhares de itabiranos que estiveram na avenida Mauro Ribeiro na manhã de domingo (7). O prefeito Damon Lázaro de Sena, o vice-prefeito Reginaldo Calixto de Oliveira, vereadores e secretários, entre outras autoridades, participaram do evento.

O desfile de 7 de setembro não acontecia na cidade desde 1996, quando foi reinaugurada a avenida João Pinheiro. Damon Lázaro de Sena enfatizou ao retorno da comemoração no município, falou da importância de se resgatar valores do passado e das ações de combate à exploração, ao preconceito racial e à discriminação. Antes do desfile o coral da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade apresentou o Hino Nacional e o coral do Conselho Municipal de Bem-Estar do Menor entoou o Hino de Itabira.

A Corporação Musical Santa Cecília abriu o desfile. Em seguida passaram pela  avenida policiais do 26º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (BPMMG); integrantes da Associação Ocupacional e Assistencial das Pessoas com Deficiência de Itabira (Aoadi) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itabira (Apae); alunos da Fazenda Bethânia e das escolas municipais: Dona Inês Torres, Dona Batistina Pereira, Antônio Camilo Alvim e Marina Bragança de Mendonça. A Banda Euterpe Itabirana e a fanfarra do Projeto Vida Ativa fizeram apresentações na avenida.

Também desfilaram atletas de projetos esportivos da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude; membros do Conselho Tutelar de Itabira, integrantes do Projeto Capacitar e servidores das secretarias municipais de Ação Social, de Saúde, de Agricultura e Abastecimento (que apresentou a nova patrulha agrícola com 18 equipamentos) da Itaurb (que apresentou sua nova frota com 22 veículos), e da Transita, além de integrantes dos grupos: Força Jovem, Drummonzinhos, Ordem Demolay, Meninos de Minas, Tumbaitá, Perecolândia,  Marujeiros e motociclistas dos motoclubes de Itabira.

Na avenida Mauro Ribeiro foram montados stands com trabalhos feitos por alunos das escolas municipais Coronel José Batista e Pedreira do Instituto. A Prefeitura também disponibilizou banheiros químicos e pontos para distribuição de balões para as crianças e de água mineral para o público.