quarta-feira , 12 agosto 2020
Você está aqui: Capa | Destaques | Campanha Outubro Rosa é iniciada em Itabira
Campanha Outubro Rosa é iniciada em Itabira

Para promover a conscientização das mulheres sobre o câncer de mama e a importância dos exames preventivos, a Prefeitura de Itabira iniciou nesta quinta-feira (2) a campanha Outubro Rosa. A abertura do evento aconteceu no Centro Viva Vida Hiperdia Dr. Sad. Houve distribuição de adesivos e laços alusivos à campanha e entrega de flores às mulheres. Balões rosas também foram soltos ao final da solenidade.

Participaram da abertura da campanha o prefeito Damon Lázaro de Sena, a primeira-dama Áurea Aparecida Cardoso Marques de Sena, o secretário municipal de Saúde Reynaldo Damasceno Gonçalves, o presidente do Comitê Municipal em Defesa da Vida Giovane Mesquita de Pinho, a coordenadora do Centro Viva Vida Hiperdia Vanessa Cristina Maimone, os vereadores Marcela Cristina Lopes da Silva e Ilton Araújo Magalhães, além de secretários municipais, servidores públicos, profissionais do Centro Viva Vida e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“Quando inauguramos o mamógrafo no Centro Viva Vida, havia grande demanda reprimida. Hoje não há filas e estamos atendendo inclusive a microrregião”, explicou Reynaldo Damasceno. O secretário de Saúde acrescentou que “a campanha Outubro Rosa está cada vez melhor e muito bonita. Contamos com a participação de todos para que as ações promovidas tenham efetividade e se reflita na prevenção, que é nosso objetivo”.

Damon Lázaro de Sena destacou a importância do trabalho conjunto para a prevenção do câncer de mama. “É necessário que as pessoas participem do processo e entendam que o ditado ‘prevenir é melhor do que remediar’ será válido para sempre. O Outubro Rosa traz a conscientização de que devemos trabalhar em conjunto, preocupar-nos uns com os outros. Tive câncer e, se não tivesse feito os exames preventivos, não sei como estaria hoje. A doença é silenciosa: quando surgem os sintomas, ela já está grave”, pontuou o prefeito.

A médica mastologista Elizete Maura Lage Andrade informou que o Centro Viva Vida Hiperdia tem agilizado a avaliação dos exames, que é liberada no prazo máximo de 24 horas. Nos casos de suspeita ou confirmação da doença, há uma conversa com a paciente e, posteriormente, agenda-se a consulta no Centro de Referência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) para definição do tratamento. Elizete Andrade disse ainda que o diagnóstico rápido e o tratamento precoce aumentam as chances de cura das pacientes.

Programação da campanha Outubro Rosa em Itabira

Caminhada da Saúde
Dia: 04/10 – sábado
Horário: 09h
Local: Saindo da rodoviária até à praça Acrísio Alvarenga

Mobilização da Saúde
Dia: 08/10 – quarta-feira
Horário: 09h
Local: Avenida João Pinheiro

Passeio ciclístico
Dia: 15/10 – quarta-feira
Horário: 20h
Local: Concentração na praça da Estação Rodoviária Genaro Mafra, seguindo para a avenida Mauro Ribeiro Lage

Mobilização da Saúde
Dia: 16/10 – quinta-feira
Local: Parque de Exposições Virgílio José Gazire (Encontro do Vida Ativa)

Diálogo sobre prevenção nas escolas municipais
Dia: 21/10 – terça-feira
Simultaneamente, às 10h e 16h, todos os professores da rede municipal de ensino promoverão um diálogo com os alunos, a fim de que estes retransmitam em suas casas a mensagem de prevenção do câncer de mama

Mesa redonda
Dia: 24/10 – sexta-feira
Local: Câmara Municipal
Participantes: Leandro Ramires (médico oncologista e mastologista), Reynaldo Damasceno (secretário municipal de Saúde), Renata Cecília dos Santos Gonçalves (psicóloga do Centro de Referência Integrado Viva Vida Hiperdia) e Myriam Becho Mota (professora e escritora).

* Durante o mês de outubro, serão apresentados vídeos e palestras sobre prevenção do câncer de mama nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF), Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). No Centro Viva Vida Hiperdia, profissionais da atenção primária à saúde de Itabira e microrregião poderão participar de cursos de capacitação.