domingo , 27 setembro 2020
Você está aqui: Capa | Destaques | Encontro reúne pacientes e familiares de ostomizados
Encontro reúne pacientes e familiares de ostomizados

Palestras e atrações culturais fizeram parte da programação do 6º Encontro dos Ostomizados, ocorrido na sexta-feira (3). A confraternização anual foi promovida pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)/ Centro de Reabilitação Abel Camilo de Oliveira Lage. O encontro aconteceu no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) e reuniu ostomizados, familiares e profissionais da saúde do município e região.

Houve a palestra “Aplicar, remover e conferir: a importância do cuidado com o estoma”, ministrado pela gerente da Coloplast do Brasil e enfermeira estomaterapeuta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Anna Cristina Valadão Alves. O público também acompanhou o momento de reflexão “Sobreviver, viver e superviver”, com a integrante da Associação dos Ostomizados de Goiás, Damaris Morais. Ao final do encontro, os participantes interagiram com servidores da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e integrantes do programa Drummonzinhos durante o momento cultural.

Atualmente, 119 pacientes de Itabira e cidades vizinhas estão cadastrados no Centro de Reabilitação para recebimento das bolsas de ostomia (dispositivos coletores de urina ou fezes). Elas são fornecidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e repassadas pela SMS. Os usuários também recebem atendimento e orientação da equipe multiprofissional composta por médico, enfermeira, assistente social, nutricionista e psicólogo.