quarta-feira , 12 agosto 2020
Você está aqui: Capa | Destaques | Prefeitura promove palestras sobre prevenção do câncer de mama
Prefeitura promove palestras sobre prevenção do câncer de mama

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Núcleos de Apoio a Saúde da Família (Nasf), está realizando um ciclo de palestras e dinâmicas de grupo sobre prevenção do câncer de mama. As atividades fazem parte da programação do mês Outubro Rosa – Itabira na Conscientização para Proteger a Vida, e são direcionadas aos usuários da saúde pública municipal, principalmente mulheres na faixa etária entre 40 e 69 anos.

Na terça-feira (14), as palestras “Autocuidado com as mamas”, “Câncer – importância do diagnóstico precoce e tratamento”, “Câncer bucal”, “Alimentos e prevenção”, e “Autoestima contra o câncer” foram apresentadas no Centro de Referência Integrado Viva Vida Hiperdia Dr. Sad, na avenida João Pinheiro. Participaram usuários das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) dos bairros Pará, Bela Vista, Campestre, Centro, Eldorado, Juca Rosa, Nossa Senhora das Oliveiras, Nova Vista, Praia e Senhora do Carmo

Na quarta-feira (15), as palestras serão apresentadas a partir de 13 horas, no Centro Comunitário do bairro Gabiroba de Cima, para usuários dos PSF’s de outros oito bairros. Na quinta-feira (16), no mesmo horário, a programação acontece no João XXIII, para usuários de 10 bairros. As palestras são ministradas por profissionais da SMS e, no encerramento, cada participante recebe um certificado. Confira programação para os próximos dias:

Passeio ciclístico
Dia: 15/10 – quarta-feira
Horário: 20h
Local: Concentração na praça Laércio Brandão (Rodoviária) seguindo para a avenida Mauro Ribeiro Lage

Mobilização da Saúde
Dia: 16/10 – quinta-feira
Local: Parque de Exposições Virgílio José Gazire (Encontro do Vida Ativa)

Diálogo sobre prevenção nas escolas municipais
Dia: 21/10 – terça-feira
Todos os professores da rede municipal de ensino promoverão um diálogo com os alunos, a fim de que estes retransmitam em suas casas a mensagem de prevenção do câncer de mama. Os diálogos acontecerão às 10h, para alunos do período da manhã, e 16h (alunos da tarde).

Mesa redonda
Dia: 24/10 – sexta-feira
Local: Câmara Municipal
Participantes: Leandro Ramires (médico oncologista e mastologista), Reynaldo Damasceno (secretário municipal de Saúde), Renata Cecília dos Santos Gonçalves (psicóloga do Centro de Referência Integrado Viva Vida -Hiperdia) e Myriam Becho Mota (professora e escritora).