segunda-feira , 15 julho 2019
Você está aqui: Capa | Destaques | Pacientes têm acesso a práticas terapêuticas que auxiliam no tratamento de doenças
Pacientes têm acesso a práticas terapêuticas que auxiliam no tratamento de doenças

Pacientes têm acesso a práticas terapêuticas que auxiliam no tratamento de doenças

Para auxiliar na prevenção e no tratamento de doenças, a Prefeitura de Itabira oferece aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) as Práticas Integrativas Complementares (PIC). Uma delas é a prática corporal chinesa Lian Gong (cuja pronúncia é Lian Kun). No próximo ano, devem ser disponibilizadas a acupuntura, a homeopatia e o Tai Chi Chuan.

Os trabalhos são desenvolvidos por equipes dos Núcleos de Apoio Saúde da Família (Nasf), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Atendendo à determinação do prefeito Damon Lázaro de Sena, estamos implantando essas práticas integrativas. Elas atuam na promoção, manutenção e recuperação da saúde, baseadas em um modelo de atenção humanizado e centrado na integralidade do indivíduo, contribuindo para o fortalecimento dos princípios fundamentais do SUS”, disse o diretor de PIC da SMS, Lúcio Flávio Santos. Pessoas de qualquer idade podem ser beneficiadas com essas práticas: entretanto, o encaminhamento é feito pelas unidades do Programa Saúde da Família (PSF).

Na ginástica terapêutica Lian Gong em 18 Terapias, os exercícios são divididos em três partes: cada uma contém 18 movimentos harmoniosos que atuam em áreas específicas do corpo. A atividade previne e trata dores pelo corpo, como pescoço, ombros, região lombar, pernas e articulações. Ela busca dissolver as tensões musculares, alongar tendões e ligamentos, corrigir a postura física e estimular a percepção dos sentidos.

A ginástica melhora o funcionamento dos órgãos, aumenta a disposição do paciente, melhora a qualidade do sono, contribui para o controle do diabetes, hipertensão arterial e outras doenças crônicas. Entretanto, é contraindicada aos pacientes que possuem restrição quanto a atividades físicas, gestantes e aqueles que fazem tratamento contra o câncer.

Capacitação em auriculoterapia
Nesta semana, a Prefeitura de Itabira promoverá um curso sobre Auriculoterapia para profissionais da saúde. A capacitação começa amanhã (4) e vai até o dia 6 de novembro, no Centro Viva Vida Hiperdia Dr. Sad. A primeira turma contará com 15 participantes, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

A auriculoterapia consiste na estimulação de pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, insônia e dores articulares, por exemplo. Podem ser utilizadas pequenas agulhas (auriculopuntura) ou sementes de mostarda (auriculotaping).

Lúcio Santos explicou que a busca pela qualidade de vida, os benefícios proporcionados pela auriculoterapia e a rápida ação analgésica fazem dessa terapia “uma excelente opção para o manejo de doenças de difícil resolução, com o uso de recursos simplificados e eficientes. Atualmente, ela se apresenta como uma possibilidade concreta de redução de gastos públicos na área de saúde, visto que o paciente poderá utilizar menos recursos medicamentosos, evitando também, em muitos casos, o uso dos serviços públicos de emergência e urgência”.

Saiba mais
Confira os locais e horários da prática Lian Gong em Itabira:

1) PSF Campestre, Bela Vista, Eldorado e Nova Vista – terça e quinta-feira, das 7h30 às 9h, na praça do Campestre (próximo à SMS);

2) PSF Praia, Juca Rosa e Jardim das Oliveiras – segunda e quarta-feira, das 7h30 às 9h, na avenida Cristina Gazire (em frente ao centro comercial);

3) PSF Vila Santa Rosa – segunda-feira, das 9h às 10h, na Associação da Vila Santa Rosa;

4) PSF Areão e Amazonas – terça e quinta-feira, das 7h15 às 8h15, na Associação da Vila São Joaquim;

5) PSF Água Fresca – terça-feira, das 8h30 às 9h30, na quadra do bairro Água Fresca;

6) PSF Ipoema – sexta-feira, 8h30 às 9h30, na praça Augusto Guerra (em frente à igreja);

7) Todas as unidades de saúde – segunda e quarta-feira, das 7h30 às 8h30, no estacionamento da Câmara Municipal.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top