domingo , 27 setembro 2020
Você está aqui: Capa | Destaques | Caminhada e blitz na abertura da 1ª Jornada Procon Educação para o Consumo
Caminhada e blitz na abertura da 1ª Jornada Procon Educação para o Consumo

Uma mobilização, seguida de caminhada e blitz educativa, promovidos pela Prefeitura e o Procon Itabira, aconteceram na manhã de quinta-feira (6). Os eventos fizeram parte da 1ª Jornada Procon Educação para o Consumo, que continua nesta sexta-feira (7), no plenário da Câmara Municipal, com outras atividades. O objetivo é sensibilizar a comunidade para a busca de soluções de âmbito empresarial, pessoal e comunitário para o consumo consciente pela população. A jornada terá painel de discussões sobre consumo e problemas sociais, apresentação de atividades do Procon Mirim e entrega de certificados.

Ao longo da caminhada, por algumas das principais ruas do Centro, alunos de seis turmas do Ensino Médio da Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza) e servidores públicos municipais conversavam com as pessoas e distribuíam material informativo sobre a jornada. Também foram distribuídos panfletos alertando sobre o uso consciente da água. Balões verdes com as frases: “Seja um consumidor consciente”, “Exija a nota fiscal” e “Faça valer seus direitos” foram entregues aos consumidores; balões azuis com os dizeres: “Tenha um manual do Código de Defesa do Consumidor”, “Mesmo valor em dinheiro e cartão”, “Vitrines e mercadorias com preço” eram passados aos comerciantes.

Durante a blitz educativa, em frente ao Mercado Municipal Caio Martins da Costa, na avenida João Pinheiro, os participantes usavam apitos para atrair a atenção das pessoas. Houve distribuição de pipocas e a participação de palhaços usando pernas de pau.

De acordo com a secretária-executiva do Procon, Rejane Maria Assis Bretas, a mobilização reitera a necessidade de colocar em pauta o tema consumo consciente. “O que estamos fazendo aqui hoje é a conscientização de que precisamos estar sempre atentos aos nossos direitos enquanto consumidores e também sobre a importância de que o consumo aconteça de forma consciente e equilibrada”.

Programação:
Dia 7 de novembro
8h – Credenciamento, no plenário da Câmara Municipal.
8h30 – Abertura da 1ª Jornada Procon Educação para o Consumo
9h – Painel – O Direito Fundamental à Educação para o Consumo e os Problemas Sociais das Aquisições Desequilibradas
Mediador: Daniel Perrelli Lança – Procurador-Geral do Município de Itabira
Convidados:
Fabrício Missorino Lázaro – Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça
Fernando Ferreira Abreu – Coordenador do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
10h40 – Apresentação das atividades do Procon Mirim nas escolas municipais
11h40 – Entrega dos certificados aos educadores do Procon Mirim