segunda-feira , 15 julho 2019
Você está aqui: Capa | Destaques | Nível da ETA Pureza cai e horário de racionamento é ampliado
Nível da ETA Pureza cai e horário de racionamento é ampliado

Nível da ETA Pureza cai e horário de racionamento é ampliado

Há mais de 30 dias não chove na região de Itabira. Este fator somado às altas temperaturas deixou o abastecimento em situação ainda mais grave do que em setembro de 2014, quando começou o racionamento. O Sistema Pureza, responsável por abastecer 55% do município, baixou sua produção em 76 litros por segundo, caindo 25 l/s somente nos últimos quatro dias. Devido às estatísticas desfavoráveis, o racionamento na cidade será ampliado: o fornecimento de água será interrompido das 8h às 18h, diariamente.

O diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Jacir Primo, reforça o pedido para que a população utilize a água de forma consciente, sem desperdícios. “A meteorologia prevê chuvas com baixos volumes para a região somente a partir de meados de fevereiro. Com esta precipitação, os níveis dos mananciais permanecerão baixos até que haja volumes maiores de chuva. Com a vazão atual da Pureza, mais da metade da cidade está com o abastecimento comprometido”, ressalta.

Para minimizar o quadro alarmante, o Saae alugou novamente um gerador que será instalado no Rio de Peixe para bombeamento de emergência de 60 l/s de água para a ETA Pureza. Sua vazão normal é de 186 l/s. Atualmente, os registros indicam uma captação de 110 l/s.

Dicas para evitar desperdício
Evite tomar banhos demorados; feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Utilize balde e pano para lavar o carro; use vassoura e balde para limpar a calçada; regue as plantas utilizando um balde ou regador.

Feche a torneira enquanto ensaboa a louça; deixe acumular roupa para lavar de uma só vez. Só ligue a máquina quando ela estiver cheia. No tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa. Reaproveite a água que usou para lavar o quintal.

Investimento em captações
A Prefeitura de Itabira consolida novas captações de água. Está em construção a ETA Rio de Peixe, com capacidade para captar 60 l/s de água. Paralelamente, o Município trabalha em mais dois projetos: captação de água da Barragem Santana (100 l/s) e do Rio Tanque (550 l/s).

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top