segunda-feira , 24 junho 2019
Você está aqui: Capa | Destaques | Saae instala novo filtro na ETA compacta de Senhora do Carmo
Saae instala novo filtro na ETA compacta de Senhora do Carmo

Saae instala novo filtro na ETA compacta de Senhora do Carmo

Visando aumentar a qualidade da água para os moradores, a Prefeitura de Itabira, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realizou uma série de ações e investimentos no distrito de Senhora do Carmo. No início deste mês, um novo filtro foi instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta para melhorar a turbidez da água captada.

Alguns moradores relataram sobre a cor que o líquido apresentava e pediram providências. A Prefeitura atendeu de imediato a solicitação. A questão já havia sido observada pelos técnicos do laboratório da autarquia, que realizam o monitoramento da qualidade da água no distrito duas vezes por semana.

O problema já está resolvido e a água distribuída no distrito voltou a ter sua coloração normal, afirma o diretor-presidente da autarquia, Jacir Primo. Ele explicou que, mesmo quando o aspecto físico da água estava diferente, a qualidade era garantida. “Ela sempre esteve dentro dos parâmetros de controle sanitário, e os ensaios microbiológicos de acordo com a Portaria 2914/2012 do Ministério da Saúde. As pessoas podiam consumir”.

Além da instalação do novo filtro, também foram ajustadas as dosagens de agente floculante, do carbonato de sódio e o controle da vazão de chegada da água para tratamento. As medidas melhoraram os parâmetros do controle sanitário. O Saae realizou ainda a lavagem do decantador e do reservatório do distrito e elaborou um estudo técnico do percurso da água no ponto de captação para possíveis mudanças. Os funcionários da ETA receberam treinamento com químicos.

Jacir Primo acrescentou que será necessária a construção de uma nova Estação de Tratamento para garantir total eficiência. A previsão é que a obra seja realizada ainda este ano.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top