segunda-feira , 24 junho 2019
Você está aqui: Capa | Destaques | Saae instala novo filtro na ETA compacta de Senhora do Carmo
Saae instala novo filtro na ETA compacta de Senhora do Carmo

Visando aumentar a qualidade da água para os moradores, a Prefeitura de Itabira, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realizou uma série de ações e investimentos no distrito de Senhora do Carmo. No início deste mês, um novo filtro foi instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta para melhorar a turbidez da água captada.

Alguns moradores relataram sobre a cor que o líquido apresentava e pediram providências. A Prefeitura atendeu de imediato a solicitação. A questão já havia sido observada pelos técnicos do laboratório da autarquia, que realizam o monitoramento da qualidade da água no distrito duas vezes por semana.

O problema já está resolvido e a água distribuída no distrito voltou a ter sua coloração normal, afirma o diretor-presidente da autarquia, Jacir Primo. Ele explicou que, mesmo quando o aspecto físico da água estava diferente, a qualidade era garantida. “Ela sempre esteve dentro dos parâmetros de controle sanitário, e os ensaios microbiológicos de acordo com a Portaria 2914/2012 do Ministério da Saúde. As pessoas podiam consumir”.

Além da instalação do novo filtro, também foram ajustadas as dosagens de agente floculante, do carbonato de sódio e o controle da vazão de chegada da água para tratamento. As medidas melhoraram os parâmetros do controle sanitário. O Saae realizou ainda a lavagem do decantador e do reservatório do distrito e elaborou um estudo técnico do percurso da água no ponto de captação para possíveis mudanças. Os funcionários da ETA receberam treinamento com químicos.

Jacir Primo acrescentou que será necessária a construção de uma nova Estação de Tratamento para garantir total eficiência. A previsão é que a obra seja realizada ainda este ano.