segunda-feira , 1 junho 2020
Você está aqui: Capa | Destaques | Equipe da SMOP visita Guarda Municipal de Nova Lima
Equipe da SMOP visita Guarda Municipal de Nova Lima

Na última terça-feira (03), uma equipe da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP) esteve em Nova Lima para conhecer a estrutura da Guarda Municipal daquela cidade. A corporação é referência para os municípios mineiros: ela começou a atuar em 2001, sendo pioneira na região metropolitana de Belo Horizonte. Participaram da visita o secretário adjunto da SMOP José Afonso Mendes, o superintendente da Guarda Municipal Edimilson Morais dos Santos e o diretor da Guarda Municipal Gilson Damiano Moreira.

Durante a visita, o Secretário Municipal de Segurança de Nova Lima Antônio João de Morais e o Comandante da Guarda Municipal da cidade, Francisco Lourenço Blanco, apresentaram aos itabiranos o processo técnico e legal para a implantação de uma guarda civil. Eles também orientaram sobre a busca de recursos junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), além de apresentar as instalações físicas da corporação, a frota de veículos e motos e o armamento não letal utilizado pelos agentes naquele município.

Para José Afonso Mendes, a visita à Nova Lima foi muito satisfatória, uma vez que a equipe pôde aprender mais sobre a criação da Guarda Municipal. Ainda de acordo com o secretário adjunto, a Prefeitura de Itabira liberou recurso próprio da dotação orçamentária da SMOP para a elaboração do Diagnóstico de Segurança Pública de Itabira e do Plano Municipal de Segurança Pública. Com o recurso, também será criado o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública, além da contratação de assessoria técnica para criação da Lei da Guarda Municipal.

“Com a implantação da SMOP, vários estudos estão em andamento para a criação da Guarda Municipal em Itabira. Isso significa mais um instrumento nas políticas de segurança pública do município, bem como um reforço no sistema de defesa social”, ressaltou José Afonso Mendes.