segunda-feira , 1 junho 2020
Você está aqui: Capa | Destaques | 103º Encontro de Prefeitos – Damon de Sena participa de evento que reuniu 21 prefeitos de cidades polo em Belo Horizonte

O prefeito Damon Lázaro de Sena participou, na última quinta-feira (21), do 103º Encontro de Prefeitos das Cidades-Polo de Minas Gerais, realizado na Prefeitura de Belo Horizonte. O evento, promovido pela Frente Mineira de Prefeitos (FMP), buscou discutir as soluções e oportunidades que as administrações municipais encontram no dia a dia. O encontro contou com a participação de 21 prefeitos.

Os assuntos abordados pelos participantes foram divididos em nove eixos temáticos. Entre eles, questões relevantes à gestão municipal como: Receitas Municipais (dívidas dos Municípios – Lei Complementar que altera o indexador da dívida com a União; precatórios; sustentabilidade das receitas próprias – ISS, IPTU, ITBI; dívida ativa – tratamentos e prevenção, implicações x crise), Despesas de Custeio (despesas de Pessoas das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social nos índices da Lei de Responsabilidade Fiscal), e Judicialização da Saúde (debates e trocas de experiências). Além desses assuntos, temas como mobilidade urbana, transferência de ativos da iluminação pública, manejo de resíduos e segurança pública também foram amplamente debatidos pelos gestores municipais.

Durante o evento, também foi eleita a nova diretoria da FMP para o biênio 2015/2017. Para o prefeito Damon Lázaro de Sena a participação em eventos como este serve para fortalecer a gestão pública de cada participante. “Existe troca de experiências, o alinhamento político, a parceria. Descobrimos que há alternativas para todos os desafios que enfrentamos no dia a dia, em nosso município, e percebemos que, em muitos casos, há problemas muito maiores e mais graves que os nossos. E podemos dizer que estamos trabalhando continuamente para minimizar, cada vez mais, estes problemas. Depois desse encontro, digo que estou cada vez mais otimista com o caminho que estamos trilhando, principalmente na preparação da cidade para a diversificação econômica”, declarou.

O próximo encontro está previsto para acontecer nos dias 23 e 24 de julho, também em Belo Horizonte, com a participação dos Procuradores Jurídicos, Controladores Internos e Secretários Municipais da Fazenda. Durante o evento, o novo presidente da FMP, o prefeito de Uberaba Paulo Piau, será empossado.