terça-feira , 22 setembro 2020
Você está aqui: Capa | Destaques | Prefeitura de Itabira adere ao projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia
Prefeitura de Itabira adere ao projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia

Prefeitura de Itabira adere ao projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia

A Prefeitura de Itabira, por meio das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, formalizou a adesão do município ao projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia, do Governo Federal.

O termo de adesão foi assinado na última segunda-feira (04) em um encontro onde a equipe, formada por profissionais das duas secretarias, elaborou o projeto. Segundo a secretária municipal de Educação, Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos, esta elaboração deverá dar origem a um projeto intersetorial, com o objetivo de cumprir as ações das políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e nutricional nas escolas municipais selecionadas para a implantação do projeto.

“Com este projeto buscamos promover a educação integral dos educandos, utilizando os recursos e conteúdos em torno do desenvolvimento da horta escolar e da gastronomia. Além disso, pretendemos cultivar nos alunos o compromisso com a alimentação saudável, adequada nutricionalmente, comprometida com a sustentabilidade e com a compreensão de toda a questão cultural que envolve a alimentação”, disse Luciane Ribeiro.

Além da secretária municipal de Educação, também participaram do encontro a engenheira ambiental Daniele Cristina de Oliveira, a nutricionista e técnica responsável pela alimentação escolar Maria Guadalupe Lima de Siqueira, a chefe da Seção de Alimentação Escolar Olinda Márcia dos Santos e a especialista em Educação Maria Aparecida Porcino Coelho.

A expectativa é de que o Educando com a Horta e a Gastronomia seja implantado em fevereiro do ano que vem a partir da formação dos profissionais envolvidos no projeto. A princípio, as escolas municipais da zona rural e as escolas municipais Antônio Camilo Alvim, Dona Inês Torres, Marina Bragança de Mendonça, Matilde Menezes e Nico Andrade, serão selecionadas para receber o projeto, uma vez que o espaço físico destes locais é amplo.

Saiba Mais
O projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UNB).

O objetivo deste projeto é a formação dos profissionais envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Segundo informações do FNDE, a intenção é de, a partir do Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia, “formar profissionais capazes de promover hábitos alimentares saudáveis e educação ambiental dentro das escolas”.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top