segunda-feira , 24 junho 2019
Você está aqui: Capa | Obras | Mais melhorias – Prefeitura implanta 100 mata-burros na região rural
Mais melhorias – Prefeitura implanta 100 mata-burros na região rural

Diversas localidades da região rural do município estão sendo contempladas com a instalação de mata-burros: desde agosto do ano passado, 78 já foram implantados. O contrato firmado entre a Prefeitura de Itabira e a empresa vencedora da licitação pública prevê a instalação de 100 mata-burros – os 22 restantes devem ser implantados nos próximos meses. Nesta ação, a Prefeitura investe R$ 555.256,94.

A implantação de mata-burros ajuda a melhorar as condições de tráfego nas estradas de rodagem: os estrados funcionam como ponte e, instalados em cima de valas, desencorajam os animais a atravessar a porteira, evitando assim que fujam da propriedade. Com a instalação dos dispositivos, as normas de mobilidade também são atendidas, uma vez que o mata-burro separa propriedades nas estradas vicinais, dispensando o uso de porteiras. Isso garante fluidez ao trânsito de veículos e pessoas. Nas laterais dos mata-burros são instaladas porteiras para possibilitar a passagem de cavaleiros.

Em Itabira, os novos mata-burros são feitos de aço. Mais resistentes, os dispositivos não necessitam de substituições e manutenções constantes, diferente daqueles confeccionados em madeira e concreto. Eles são dimensionados para suportar as cargas máximas especificadas por lei, facilitam o trânsito de veículos e evitam o acesso de animais. Além da implantação de mata-burros, o Governo Municipal também investe na manutenção das estradas rurais. Encascalhar, capinar, compactar o solo e patrolar os acessos, drenar e construir galerias pluviais são práticas permanentes dos servidores da Secretaria Municipal de Obras (SMO).

Localidades que receberam os novos mata-burros:

Capetinga, Pari, Santa Cristina, Capela da Ponte, Gomes, Candidopólis, Santa Cruz, Morro de Santo Antônio, Baixada dos Carros, Córrego Comprido, Criciúma, Machado, Divisa de estradas (Toninho Cabral e Dr. Bráulio, João Andrade), Santiago, Angico, Baixada dos Rodrigues, Rio de Peixe, Chapada de Ipoema, Capão, Tiriri, Bateias, Amorita, Gordura, Fundão, Olaria, Alto Santa Catarina, Barra do Turvo, Viveiro, Ribeirão São José, Divisa Fazenda Nogueira, Divisa da Fazenda Peão.