segunda-feira , 24 junho 2019
Você está aqui: Capa | Destaques | Prefeitura e Amorita discutem demandas das comunidades rurais
Prefeitura e Amorita discutem demandas das comunidades rurais

Representantes da Prefeitura de Itabira reuniram-se com integrantes da Associação Comunitária Rural dos Moradores da Microrregião do Vale do Rio Tanque (Amorita) para ouvir as demandas das comunidades abrangidas pela entidade. O encontro ocorreu no Centro Comunitário do Pari na tarde de sábado (12). Os secretários municipais ouviram moradores das localidades de Machado, Gomes, Capela da Ponte, Pari, Capitinga e Pereira.

Pavimentar ruas com bloquetes, instalar fossas sépticas em todas as comunidades e/ou limpar aquelas já existentes, implantar serviço de coleta de lixo e instalar gaiolas para armazenamento dos resíduos recicláveis foram alguns pedidos feitos aos secretários municipais. Iluminação pública, telefonia móvel, melhoria no transporte escolar, estímulo à agricultura familiar, transporte para usuários da saúde, implantação de Práticas Integrativas Complementares (PIC) – que auxiliam no tratamento de doenças – e Prática Integrativa Social Complementar da Educação (Pisce) também estão na lista de solicitações.

Houve ainda registro de demandas para comunidades específicas: poço artesiano para a comunidade de Capitinga; quadra de esportes para moradores do Machado; instalação de academia ao ar livre e instalação de bueiros na comunidade de Gomes.

O secretário municipal de Governo, Ermiton Machado Gomes, falou sobre o compromisso do prefeito Damon Lázaro de Sena em ouvir e atender as solicitações que promovam a qualidade de vida dos moradores. “Este é um encontro importante: cada secretário tem o compromisso de atuar naquilo que foi reivindicado aqui. Informaremos à Amorita quanto às etapas das ações que serão executadas nas comunidades”, acrescentou.

Já a governante da Amorita, Renilda de Fátima Gomes Vítor, agradeceu a visita dos secretários municipais e ressaltou a importância da proximidade entre poder público municipal e comunidade.