Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo | Museu do Tropeiro comemora 14 anos de história esse fim de semana
Museu do Tropeiro comemora 14 anos de história esse fim de semana

Neste sábado (8), a partir do meio-dia, a Prefeitura de Itabira promove o 14º aniversário do Museu do Tropeiro, no distrito Ipoema. Grupos culturais e musicais da região, além da tradicional cavalgada de Santa Bárbara a Ipoema celebram a data.

Aliando a dificuldade financeira pela qual passa a Prefeitura e a valorização dos artistas da região, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) organizou uma festa em parceria com outras secretarias e com os próprios artistas. “Não teremos shows de cantores e bandas renomados pensando em valorizar os artistas da nossa região e, obviamente, manter a chama acesa mesmo em tempos de dificuldade econômica igual a que estamos passando e com a Prefeitura não é diferente”, explicou José Don Carlos Alves Santos, secretário municipal da SMDECTIT. Além disso, segundo o secretário, o 14º aniversário do museu marca o retorno do prefeito Ronaldo Magalhães ao evento, “já que o primeiro aniversário foi justamente no governo de Ronaldo e depois de 14 anos voltamos a dar continuidade a essa festa. Além de tudo, a gente quer neste processo, dar muita atenção ao tropeiro”.

De acordo com informação da SMDECTIT, Ipoema conta com cerca de 600 leitos em pousadas e hospedagens que, desde meados do mês passado, estão todos reservados para o período da festa. “A expectativa de que será uma grande festa começa pelo fato de todas as vagas do distrito estarem ocupadas”, ressaltou Don Carlos. Para o secretário, o Museu do Tropeiro é o principal agente que fomenta a economia do distrito. “Eu falo que o museu é um divisor de águas, existe uma Ipoema antes dele e uma depois e o fato de todas as pousadas estarem cheias significa geração de emprego, desenvolvimento econômico, entretenimento e turismo”. Ainda segundo Don Carlos, o objetivo é melhorar os tradicionais eventos do local para atrair ainda mais o público. “Além de manter os eventos, a cada ano desta gestão, vamos melhorá-los. Queremos, antes de tudo, que as pessoas visitem Ipoema constantemente”.

Cavalgada

A tradicional cavalgada de Santa Bárbara a Ipoema começa na sexta-feira (7), em Santa Bárbara – praça Matriz – às 9 horas, onde os cavaleiros se concentram para abertura oficial do evento e benção. Em seguida, partem rumo ao Rancho Coyote, em Barão de Cocais. Às 16h30, os cavaleiros fazem travessia na rodovia BR-381 – em frente ao posto Campo Alegre – com destino à Bom Jesus do Amparo, onde pernoitam até sábado (8). Às 10h30, essa comitiva se concentra na região do Bamba e outro grupo de cavaleiros se reúne, no mesmo horário, em Senhora do Carmo, ambos com destino ao haras Velho Oeste – região da Resina Buiu, em Ipoema. Haverá concentração, às 10 horas, em Bom Jesus do Amparo, para os cavaleiros da região que não estão nas comitivas.

Durante a concentração dos cavaleiros, das 13 às 16 horas, show com a Banda Gema, no haras Velho Oeste. Às 16h15 os cavaleiros seguem rumo ao Museu do Tropeiro e após desfile das comitivas, solenidade de abertura com o prefeito Ronaldo Magalhães, outras autoridades e benção aos cavaleiros pelo padre Francisco Guerra.

Programação

A partir das 19 horas, na praça Augusto Guerra – em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição – apresentações artísticas dos grupos Estaladores de Chicote, Sons da Tropa, Lavadeiras de Ipoema e Drummonzinhos. Em seguida, shows com a dupla Pollyana e Ralph e, Bruno Bhaia e Rock Sanfoneiro. A Prefeitura encerra as atividades à meia-noite.