sexta-feira , 23 fevereiro 2018
Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Urbano | Trânsito mais seguro – Prefeitura promove mais uma ação da campanha Pé na Faixa a partir da próxima segunda-feira
Trânsito mais seguro – Prefeitura promove mais uma ação da campanha Pé na Faixa a partir da próxima segunda-feira

Trânsito mais seguro – Prefeitura promove mais uma ação da campanha Pé na Faixa a partir da próxima segunda-feira

Lançada em março deste ano, a campanha “Pé na Faixa” busca mobilizar, orientar e conscientizar motoristas e pedestres sobre as boas práticas de convivência no trânsito por meio de várias ações educativas. A atividade, que conta com sua quinta ação a partir desta segunda-feira (11), é desenvolvida pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA)/ Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita). A ação segue até o dia 22 nos principais pontos de tráfego do município.

Com a proximidade das festividades de fim de ano, o número de pessoas e veículos nas vias aumentam e, consequentemente, os números de infrações e riscos de acidentes também. Assim, diante dessa situação, estaremos nas principais vias da nossa cidade para trazer mais conhecimento aos usuários”, disse a diretora de Educação de Trânsito e Estatística, Edivânia Fernandes das Mercês.

A Transita ressalta que os usuários devem estar sempre atentos à faixa de pedestres: motoristas e motociclistas não devem parar ou estacionar sobre ela, devem observar os pedestres que se aproximam para fazer a travessia, reduzir a velocidade ao se aproximar da faixa para evitar atropelamentos e colisões em outros veículos.

Já os pedestres devem respeitar o semáforo e fazer a travessia somente quando o sinal estiver verde. A passagem só deve ser realizada quando todos os veículos estiverem totalmente parados. Ainda de acordo com a Transita, é importante que o pedestre faça contato com o motorista antes de atravessar na faixa para ter a certeza que o condutor realmente o viu.

Mesmo sendo algo tão simples e natural, a travessia dos pedestres no trânsito causa muitas dúvidas, conflitos e riscos de acidentes. O motorista tem o dever de respeitar a faixa, mas o pedestre também tem que usá-la corretamente para a sua própria segurança. Seguindo estas dicas, teremos um fim de ano mais seguro e com muito mais motivos para comemorar”, ressaltou a diretora.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top