segunda-feira , 24 junho 2019
Você está aqui: Capa | Destaques | Prefeitura promove treinamento para equipes das unidades de saúde
Prefeitura promove treinamento para equipes das unidades de saúde

Cinco equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), incluindo médicos e enfermeiros, receberam na tarde desta sexta-feira (20), uma capacitação na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O treinamento, ministrado pela médica intensivista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Luciana Caldas Fontes Martins, faz parte do projeto voluntário Mãos que Salvam.

A finalidade do programa é aumentar as chances de sobrevivência, além de minimizar problemas neurológicos das vítimas de Parada Cardiorrespiratória (PCR) e de parada respiratória por Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (Ovace), por meio de uma abordagem imediata e eficaz.

Segundo Luciana Caldas, com esta capacitação, os profissionais têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e agilizar o atendimento às vítimas. “Quanto mais pessoas treinadas, mais chances essas vítimas terão de serem abordadas adequadamente nas situações em que cada minuto conta muito”, avaliou.

Na prática, o curso abordada as manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), manuseio do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e manobras de desengasgo dos bebês, crianças e adultos. De acordo com a Secretaria de Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) receberão o treinamento ainda este ano.