domingo , 20 outubro 2019
Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo | De 21 a 30 de setembro – Semana do Turismo e da Música de Itabira promete movimentar o município

Oficinas, palestras, roteiros, arte e muita música são as atividades programadas para a Semana do Turismo e 7ª edição da Semana de Música de Itabira. As atrações, que prometem movimentar o município entre os dias 21 e 30 de setembro, são promovidas pela Prefeitura de Itabira e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

No primeiro dia de evento haverá uma reunião com representantes das cidades históricas de Minas Gerais, na Fazenda do Pontal. No sábado (22), a partir das 21 horas, o público poderá conferir uma edição especial da tradicional Roda de Viola.

Uma das atrações mais aguardadas pelo público é a palestra ministrada pelo coronel Leite, militar da Força Aérea Brasileira (FAB) e apresentador dos programas Desafio em Dose Dupla – Brasil e Desafio Celebridades, do canal de TV paga Discovery Channel. O evento acontecerá na quinta-feira (27), às 19 horas, no teatro da FCCDA.

No entanto, para o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), José Don Carlos Alves dos Santos, o ponto alto de toda a programação é a reabertura do Museu de Itabira, no sábado (29), às 19 horas, na Praça do Centenário. Durante o evento, haverá palestra com Rui Mourão, escritor e diretor do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto. Logo após, a partir das 21 horas, o público apreciará o show Itabira ao Luar.

Todo o nosso esforço está também em buscar caminhos à diversificação econômica de Itabira e o turismo é um desses meios. Estamos fazendo parcerias com outros museus do estado, para que nosso museu receba exposições de relevância à cena histórica local”, declarou Don Carlos.

Programação da Semana do Turismo e 7ª edição da Semana da Música de Itabira

Dia 21/09 – Sexta-feira

14h – Reunião das Cidades Históricas de Minas/ Apresentação do Coral da FCCDA e Drummonzinhos

Local: Fazenda do Pontal

Dia 22/09 – Sábado

21h – Roda de Viola

Local: Ipoema

Dia 23/09 – Domingo

17h às 21h – Arena Hip Hop: shows com Manu Máfia NVS, Thiago SKP e Gigante Napalm

Local: Praça Acrísio de Alvarenga

Dia 24/09 – Segunda-feira

14h20 – Workshop A História da Música, com Marquinhos

Local: Casa do Brás

19h – Apresentação dos Drummonzinhos/ Roteiros turísticos para a rede de alimentação e bebidas, com Fernando Guimarães Ottoni (Veredas Consultoria)

Local: Auditório do CDL

Dia 25/09 – Terça-feira

10h e 15h – Roteiros turísticos para calouros

Local: Auditório da Unifei

18h – Drummonzinhos e recital de violão com o professor da Escola Livre de Música de Itabira, Everton/ Circuito do Ouro e palestra Empreendedorismo e Turismo, com Hernani de Castro

LocaL: Auditório da Acita

Dia 26/09 – Quarta-feira

9h e 14h – Oficina de Canto, com Deni Perotti

Dia 27/09 – Quinta-feira

8h30 – Café com Turismo (Comtur/ CMPC, Comphai)

Local: Fazenda do Pontal

9h e 15h – Recital de violino e violoncelo, com Rafael Ribeiro e Henrique Toledo

13h – Apresentação La Trupe na Feira de Artes

Local: Largo do Batistinha

19h – Palestra com Cel. Leite (Discovery Channel)

Local: Teatro da FCCDA

Dia 28/09 – Sexta-feira

8h – Oficina Arranjos Didáticos – técnicas e Estratégias para Alunos Iniciantes, com Gilmar Iria

Local: Fazenda da Bethânia

14h – Oficinas Projeto Izza: O Corpo Canta e A Voz e a Presença Cênica, com Izza

Dia 29/09 – Sábado

12h às 20h – Festival de Arte Tropeira

Local: Largo do Batistinha

19h – Reabertura do Museu de Itabira

20h30 – Palestra com Rui Mourão

21h – Apresentação dos Drummonzinhos e show Itabira ao Luar, com Mauro Silva

Local: Museu de Itabira (Praça do Centenário)

Dia 30/09 – Domingo

20h – Gilmar Iria convida Izza, Orquestras Brasileiras e Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira

Local: Teatro da FCCDA

Em tempo – As inscrições para as oficinas devem ser feitas na Casa do Brás – Rua Guarda-Mor Custódio, 156, Centro. Outras informações podem ser obtidas no site da FCCDA (www.fccda.com.br) ou pelo telefone (31) 3835-2152.