quinta-feira , 4 junho 2020
Você está aqui: Capa | Destaques | Conscientização – Prefeitura promove palestra no Dia Mundial do Diabetes
Conscientização – Prefeitura promove palestra no Dia Mundial do Diabetes

Conscientização – Prefeitura promove palestra no Dia Mundial do Diabetes

Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura de Itabira/ Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover uma palestra sobre o diabetes para usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro. A ação acontece no Dia Mundial do Diabetes, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e sobre a doença.

Participam da atividade o grupo operativo com pacientes diabéticos da UBS Centro. Além das informações sobre a doença, os participantes poderão aprender mais sobre os cuidados e descarte correto dos materiais perfurocortantes.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população. Em Itabira, a Prefeitura fornece os medicamentos gratuitamente na Farmácia Municipal (Centro). A melhor forma de prevenção da diabetes é a prática de atividades físicas regulares, manter uma dieta saudável e evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

Vai lá: A palestra acontece nesta quarta-feira, às 8h30, no auditório do Centro Estadual de Atenção Especializada (Ceae), antigo Centro de Referência Integrado Viva Vida Hiperdia, avenida João Pinheiro, 791, Centro.

Saiba mais

O Ministério da Saúde explica que o diabetes é uma doença crônica, não transmissível, que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue mais utilizar de maneira eficaz a insulina que produz. A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue e é fundamental para a manutenção do bem-estar do organismo, que precisa da energia dela para funcionar. No entanto, as altas taxas de glicose podem levar à complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos. Em casos graves, o diabetes pode levar à morte.

O diabetes tipo 1 é mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens. Neste caso, ocorre produção insuficiente de insulina pelo pâncreas: os pacientes devem tomar injeções diárias de insulina para que a taxa de glicose no sangue seja mantida em níveis normais.

Já o diabetes tipo 2, que corresponde a 90% dos casos, ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade, embora atualmente é verificada com maior frequência em jovens – devido aos maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse. Neste tipo de diabetes, há a presença de insulina: porém, sua ação é dificultada pela obesidade, o que é conhecido como resistência insulínica.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top