segunda-feira , 16 setembro 2019
Você está aqui: Capa | Agricultura e Abastecimento | Aos sábados – Prefeitura inaugura novo espaço da Feira Livre
Aos sábados – Prefeitura inaugura novo espaço da Feira Livre

Aos sábados – Prefeitura inaugura novo espaço da Feira Livre

Na manhã deste sábado (30), o prefeito Ronaldo Magalhães fez a inauguração e entrega simbólica do espaço multiúso Etelvino Avelar à Associação dos Feirantes e Produtores Rurais de Itabira. O evento aconteceu na avenida Duque de Caxias, entre os números 1.240 e 1.267, bairro Esplanada da Estação.

O espaço, que custou aos cofres públicos R$ 423.222,54, conta com melhores acomodações para os feirantes. São quatro banheiros, galpões de apoio (depósito de barracas), galpão para higienização de alimentos, aproximadamente 1500 m² de área pavimentada para exposição das mercadorias (montagem das barracas), 300 m² de área para estacionamento e descarga, e espaço para apresentações culturais.

“Criamos um espaço onde as pessoas podem desenvolver um monte de atividades de geração de renda e comércio paralelo legalizado. Por exemplo, pode-se promover uma quinta-feira gourmet ou uma feira de automóveis e demais eventos que possam fazer a geração de renda temporária. É um espaço apropriado para manifestações culturais, econômicas e sociais, em um lugar bem localizado”, declarou o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, William Gazire.

Inicialmente, apenas os feirantes já regularizados nas normas e padrões aplicáveis como, por exemplo, alvará de funcionamento e vigilância sanitária, poderão trabalhar no espaço multiúso. Aqueles que ainda não estão legalizados, deverão procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Novos feirantes já estão sendo regularizados e ocuparão o espaço gradativamente.

“A documentação que estamos cobrando, como alvará e taxa de serviço de inspeção, entre outros, tem um propósito: a segurança alimentar. A Prefeitura qualificou cada um dos feirantes em sua área de atuação. Hoje eles estão aptos a oferecer um alimento de segurança e qualidade à população”, afirmou William Gazire.

O prefeito Ronaldo Magalhães explicou que houve um atraso no andamento da construção do espaço devido a problemas nas gestões anteriores. Ele agradeceu aos feirantes por entenderem os motivos e desejou sucesso aos empreendedores rurais.

“Recebemos essa obra inacabada e com dívidas com o construtor, e isso demorou um pouco para ser ajustado. No entanto, conseguimos pagar parte dessa dívida para que a obra pudesse ser retomada. Quero agradecer aos feirantes por entenderem isso e parabenizar o William Gazire pelo trabalho que ele fez, com toda sua equipe, de regularizar e cadastrar os feirantes e, assim, podermos entregar esse espaço para pessoas sérias e comprometidas que vão, com certeza, trabalhar melhor, com mais comodidade, proporcionando conforto ao povo de Itabira que vem aqui buscar seus produtos de qualidade, acima de tudo”, disse o prefeito.

Ronaldo Magalhães também assegurou aos feirantes que a Administração Municipal trabalha, junto ao Sindicato Rural de Itabira, IMA e Emater, para fazer com que os pequenos produtores rurais possam se desenvolver e garantir a renda familiar vinda do trabalho no campo. O prefeito lembrou ainda do período em que conheceu o senhor Etelvino Avelar e prestou uma singela homenagem a ele.

“Me tornei amigo do senhor Etelvino Avelar no tempo em que trabalhava na Pires Alvarenga. Ele vinha da roça com seu jipe e fazia as manutenções lá na empresa. Por isso, quero agradecer à Câmara de Itabira por ter aceitado e aprovado este projeto. Foi uma votação eleita por unanimidade. Isso traduz o reconhecimento de uma pessoa que, no passado, deixou sua marca. Ele lutou junto com todos para que a agricultura familiar crescesse e se desenvolvesse. Receba meu abraço e gratidão, dona Neném. O esposo da senhora ajudou muito Itabira e deixou um exemplo de trabalho, amizade e dedicação”, admitiu Ronaldo Magalhães.

Bebida alcoólica na Feira

Durante a cerimônia, o prefeito Ronaldo Magalhães falou da possibilidade de revogar o decreto que proibiu a venda de bebidas alcoólicas no local. “Resolvi, anteriormente por decreto, suspender a venda de bebida alcoólica na feira. Mas agora, uma feira nova, organizada, podemos avaliar esse retorno. O que não vou permitir é que volte a desorganização que era. A responsabilidade é nossa e precisamos cuidar da cidade”, ressaltou Ronaldo Magalhães.

Em tempo

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, William Sampaio Gazire recebeu na sexta-feira (29), no gabinete do prefeito Ronaldo Magalhães, representantes da Associação dos Feirantes e Produtores Rurais de Itabira para assinar um Acordo de Cooperação entre o Município e a entidade. Sob a forma de uso, a Prefeitura cede a administração do espaço multiúso Etelvino Avelar à associação. O local será destinado a abrigar a Feira Livre de Itabira, que acontece aos sábados, pela manhã.

“Esta ação, além de enquadrar legalmente a utilização do espaço público, permitirá à associação fazer a gestão do espaço e a ordenação do funcionamento em consonância e aderência com os normativos aplicáveis à Feira Livre (leis, decretos, portarias e outros) e, assim, proporcionar maiores ganhos aos comerciantes e produtores, e maior segurança para os clientes”, explicou William Sampaio Gazire.

O presidente da Associação dos Feirantes e Produtores Rurais de Itabira, Geraldo Magela Moreira Duarte, agradeceu ao governo municipal pela oportunidade de melhoria das condições de trabalho. “Está tudo muito bem organizado. Agora, temos que dar continuidade ao serviço. Vamos manter o local arrumadinho e cada vez melhorar mais. Fico agradecido por receber a área pronta. Nós estávamos precisando desse espaço”.

Já o secretário municipal de Governo, Ilton Magalhães, lembrou os esforços do prefeito Ronaldo Magalhães para regularizar a Feira Livre. “A feira vinha trabalhando de forma desorganizada há vários anos. A falta de regularização era uma preocupação muito grande do prefeito Ronaldo Magalhães. Na verdade, quando se tem uma feira da maneira que estava acontecendo, acaba que o Município é solidário com a coisa errada. Então, de uma certa forma, o Município perdeu o controle da feira. A partir deste convênio, cada feirante cadastrado terá seu alvará de funcionamento. Agora teremos mais controle, principalmente em relação à segurança e legalidade dos feirantes. Hoje temos como cobrar porque estamos proporcionando melhores condições de trabalho”, ressaltou.

Representando o prefeito Ronaldo Magalhães, a vice-prefeita Dalma Barcelos exprimiu seu desejo de que a Feira Livre de Itabira, com o novo espaço, possa se tornar também um lugar turístico. “Agora, com essa organização, acredito que a feira será um lugar de visitação, turismo, vendas. Um lugar para levar toda a família, que as pessoas terão o prazer de frequentar. E com a organização e qualidade, a feira só tende a crescer”, concluiu a vice-prefeita.

Também participaram da reunião o vereador Solimar Silva, o presidente do Sindicato Rural de Itabira Evando Avelar, membros da diretoria da Associação dos Feirantes e Produtores Rurais, secretários municipais e servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top