segunda-feira , 24 junho 2019
Você está aqui: Capa | Destaques | Patrimônio itabirano – Após reforma, Prefeitura reabre Casa de Drummond na terça-feira
Patrimônio itabirano – Após reforma, Prefeitura reabre Casa de Drummond na terça-feira

Patrimônio itabirano – Após reforma, Prefeitura reabre Casa de Drummond na terça-feira

A Prefeitura de Itabira mantém a agenda de investimentos na proteção de seu patrimônio histórico e cultural. Na próxima terça-feira (21), a Casa de Drummond terá suas portas reabertas ao público depois de parte da estrutura passar por reforma. O sobrado recebe, no dia, o lançamento da exposição “Na Casa do Pai – Vida e Obra de Maria Julieta Drummond de Andrade”.

O casarão do século XIX passou por manutenção dos forros em madeira e troca dos forros de taquara danificados. No telhado, técnicos fizeram a troca das telhas capa-canal, resolvendo vazamentos. As luminárias também foram substituídas por peças similares às originais.

A pintura da área interna e externa respeitou o padrão do imóvel. “Ela é azul e branca porque é um padrão lusitano da época. O azul se chama 1911. No final do poema chamado ‘Casa’, CDA (Carlos Drummond de Andrade) fala que ‘há de ser por fora azul 1911. Do contrário não é casa’”, cita Geanderson Moraes, superintendente de Controle de Projetos e Obras.

O cronograma incluiu ainda a revisão de toda a rede elétrica e hidráulica.

A Secretaria Municipal de Obras investiu aproximadamente R$ 95 mil na reforma. O trabalho começou por etapas, em maio do ano passado, e teve como parceira a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, gestora do legado do Poeta Maior na cidade.

O sobrado

A casa onde morou a família de CDA é uma edificação de notória importância histórica para Itabira. Em estilo colonial mineiro, o imóvel possui 32 cômodos e um jardim interno – criado pelo irmão do poeta -, com canteiros em forma de estrela, meia lua e coração. Drummond passou os primeiros anos de sua vida no imóvel, período do qual descreve suas recordações em versos.

03

Solenidade

No dia 21, a cerimônia de reabertura acontecerá às 19 horas. A mostra que será apresentada na ocasião retrata o trabalho da escritora Maria Julieta e sua relação com o pai, Carlos. A curadoria é de Neide Barbosa.

É uma satisfação oferecer à população local e a quem chega um patrimônio histórico revigorado. Os bens envolvidos com a poesia e com CDA são um legado que Itabira oferece a todo o país e ao mundo”, afirma Marcos Borges, coordenador da casa.

A partir da reabertura, o espaço poderá ser visitado das 8 às 18 horas, de terça à sexta-feira; e das 10h30 às 16h30, aos sábados, domingos e feriados. O sobrado histórico está localizado na Praça do Centenário, região central de Itabira.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top