quinta-feira , 19 setembro 2019
Você está aqui: Capa | Agricultura e Abastecimento | Ronaldo Magalhães libera venda de bebidas alcoólicas na Feira Livre
Ronaldo Magalhães libera venda de bebidas alcoólicas na Feira Livre

Ronaldo Magalhães libera venda de bebidas alcoólicas na Feira Livre

Criação de novo decreto – Decreto nº 2.639/2019 -, revoga documento anterior (Decreto nº 1.094/2009) e regulamenta a Feira Livre de Itabira

Nesta quinta-feira (8), após uma reunião com representantes da Associação dos Feirantes e Produtores Rurais de Itabira e da Polícia Militar, o prefeito Ronaldo Magalhães assinou o Decreto nº 2.639/2019 que regulamenta a Feira Livre de Itabira. O novo documento revoga o anterior – Decreto nº 1.094/2009 e suas alterações, incluindo o Decreto nº 1.758/2018 (proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas) – e atende a uma reivindicação dos feirantes e frequentadores do local.

O Decreto 1.758, que estava em vigor desde o dia 18 de julho do ano passado, foi instituído para preservar a segurança dos visitantes, resgatar a finalidade do mercado tradicional e garantir um ambiente familiar e seu acesso pelo público de todas as idades. Vale ressaltar que a determinação foi estabelecida após consenso entre os comerciantes e a administração municipal.

De acordo com Ronaldo Magalhães, a revogação do decreto só foi possível após a revitalização do local onde ocorre a feira, inaugurado em março deste ano. O espaço, que custou aos cofres públicos R$ 423.222,54, conta com melhores acomodações para os feirantes. São quatro banheiros, galpões de apoio (depósito de barracas), galpão para higienização de alimentos, aproximadamente 1500 m² de área pavimentada para exposição das mercadorias (montagem das barracas), 300 m² de área para estacionamento e descarga, e espaço para apresentações culturais.

Além disso, atualmente, todos os feirantes passaram por cursos de qualificação profissional e são cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). Ou seja, são regularizados nas normas e padrões aplicáveis como, por exemplo, possuir alvará de funcionamento e inspeção da Vigilância Sanitária. Tudo isso, garante a SMAA, para proporcionar segurança alimentar e produtos de qualidade à população.

Segundo o prefeito, a participação dos feirantes, dos fiscais da Prefeitura e da Polícia Militar vai garantir que a venda e consumo de bebidas alcoólicas possa acontecer de maneira organizada e segura.

No passado fui muito criticado porque tive que proibir a venda de bebidas alcoólicas na Feira. A proibição foi uma necessidade, até mesmo por questão de segurança pública. Hoje, com o espaço mais organizado, os feirantes entendendo que podem fazer um trabalho bonito, com todos cadastrados, vamos liberar, a partir deste sábado (10) a venda e o consumo das bebidas. Eu entendo que esta é uma maneira das maneiras das pessoas estarem ali, confraternizando. Esperamos que a Feira Livre seja um ponto de encontro da família itabirana”, disse Ronaldo Magalhães.

O novo decreto estipula, dentre outras normas, que é proibida a comercialização de todo e qualquer produto, inclusive bebidas, fora do horário autorizado para o funcionamento do mercado. A Feira Livre de Itabira funciona aos sábados, das 6 às 14 horas, na avenida Duque de Caxias, nº 560, Espaço Multiúso Etelvino Avelar.

Seresta na Feira

Outra novidade para este sábado (10) na Feira Livre de Itabira, é a apresentação do grupo de seresta da Aposvale. A ação é uma parceria da Prefeitura de Itabira, por meio da SMAA, com a entidade, em homenagem ao Dia dos Pais.

Quem estiver no Espaço Etelvino Avelar, entre as 9 horas e as 10h30, poderá conferir uma bela apresentação com instrumentos de sopro, cordas e vozes.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top