quarta-feira , 26 fevereiro 2020
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CRAS

Descrição do serviço: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Familia – Paif.  Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS – Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos – SCFV. Executado em todos os Cras do município de Itabira e nas entidades socioassistencias Combem, Apmi . É um Serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). Realiza atendimentos em grupo com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Local de atendimento:

CRAS I Santa Ruth:

Endereço: Rua José Luiz Gonzaga, nº1005, Bairro Santa Ruth

Telefone: 3839-2533

Horário de funcionamento: 08h às 17h

CRAS II: Jardim das Oliveiras

Endereço: Rua Diamantina, 47, Bairro Jardim das Oliveiras

Telefone: 3839-2534

Horário de funcionamento: 08h às 17h

CRAS III: Pedreira Endereço:

Rua Pintassilgo, 264, Bairro Pedreira

Telefone: 3839-2535

Horário de funcionamento: 08h às 17h

CRAS IV: Gabiroba  Endereço:

Rua dos Engraxates, 330, Bairro Gabiroba

Telefones: 3839-2886

Horário de funcionamento: 08h às 17h

CRAS V: Central 

Endereço: Avenida  Carlos de Paula Andrade. N º135A, Centro

Telefones: 3839-2980

Horário de funcionamento: 08h às 17h

Acessuas Trabalho- SOS

Endereço: Rua Mato Grossa, 880, Bairro Novo Amazonas

Telefones: 3834-2366

Horário de funcionamento: 07h às 17h: 30

Requisitos e documentos necessários: Documentação de todos os membros da residência, sendo eles: Identidade dos adultos, certidão de nascimento dos menores de 18 anos de idade, CPF de todos os membros que já o tenham, Comprovante de residência, Carteira de Trabalho dos maiores de 18 anos de idade. NIS caso a família tenha.

Informações e manifestações: Os usuários dos serviços da Superintendência podem se informar e manifestar nas próprias sedes dos CRAS, na Superintendência e na Ouvidoria do município.

Etapas: O usuário ao solicitar os serviços será atendido pela equipe técnica dos CRAS ou do Acessuas Trabalho e sua demanda será analisada e atendida de acordo com as especificações do serviço ofertado.

Prazo máximo previsto: A Política de Assistência Social trabalha com a metodologia de acompanhamento e atendimento psicossocial, muitas vezes o resultado das ações dependem do empenho, adesão e ações dos usuários atendidos. Em alguns casos a equipe de trabalho desenvolve ações pautados em prazos estipulados do Ministério Público, Poder Judiciário e Conselho Tutelar.

Forma de prestação de serviço: Nos CRAS e no Acessuas Trabalho as equipes de trabalho disponibilizarão de atendimentos particularizados, atendimento domiciliar, atendimento em grupo, palestras.

Prioridade e previsão de espera: O atendimento ao usuário é realizado de segunda a sexta feira, exceto nas sextas-feiras pela manhã nos CRAS. O usuário que não consegue ser atendido no dia que deseja tem a oportunidade de retorno nos outros dias da semana. Não trabalhamos com lista de espera, o usuário tem a liberdade de acionar o serviço quando desejar. Atendimento a todos os casos encaminhados e também por demanda espontânea. Atualmente sem lista de espera.

Acompanhamento: As famílias que necessitam da oferta dos serviços geralmente são acompanhadas pela equipe técnica durante um certo período. O técnico utiliza de várias metodologias para esse acompanhamento, como atendimento individual e familiar, encaminhamentos, atividades em grupos, atendimento domiciliar.

Link de acesso: Não Possui

Taxa ou Tarifa: Não Possui

 

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