sexta-feira , 10 julho 2020
Você está aqui: Capa | CREAS

CREAS

Descrição do serviço: Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – Paefi – Consiste em serviço voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Oferece apoio, orientação e acompanhamento para a superação dessas situações por meio da promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais. Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – Mse – Serviço de proteção social direcionado a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). A finalidade é prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens encaminhados pela Vara de Infância e Juventude. Serviço de Abordagem Social – Sas – O Serviço tem como finalidade assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras.

Local de atendimento: Centro de Referência Especializado da Assistência Social – Creas Endereço: Rua Dona Modestina, nº 706, Bairro Quatorze de Fevereiro. Tel: (31) 3839 2537

Requisitos e documentos necessários: O local atende os casos encaminhados pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Sistema de Garantias de Direitos, Rede Socioassistencial e demais políticas públicas.

Informações e manifestações: Principais objetivos do trabalho: O fortalecimento da função protetiva da família, a construção de possibilidades de mudança e transformação em padrões de relacionamento familiares e comunitários com violação de direitos, a potencialização dos recursos para a superação da situação vivenciada e a reconstrução de relacionamentos familiares, comunitários e com o contexto social, ou construção de novas referências, quando for o caso, o empoderamento e a autonomia, o exercício do protagonismo e da participação social, o acesso das famílias e indivíduos a direitos socioassistenciais e à rede de proteção social, a prevenção de agravamentos e da institucionalização.

Etapas: Acolhida, acompanhamento, articulação com a rede, encaminhamentos, desligamento.

Prazo máximo previsto: Conforme a particularidade de cada caso. A periodicidade dos atendimentos e a duração do acompanhamento especializado serão avaliadas pela equipe técnica do CREAS, considerando as demandas observadas e acordos firmados com os usuários.

Forma e prestação de serviço: Atendimentos individuais, atendimentos em grupos, visitas Domiciliares, articulação e reuniões de rede, elaboração do Plano de Acompanhamento familiar, elaboração de relatórios informativos.

Prioridade e previsão de espera: Atendimento a todos os casos encaminhados e também por demanda espontânea. Atualmente sem lista de espera.

Acompanhamento: Compreende atendimentos continuados e uma gama de possibilidades para seu desenvolvimento, segundo as demandas e especificidades de cada situação. Proporciona espaço de escuta qualificada e reflexão, além de suporte social, emocional e jurídico-social às famílias e aos indivíduos acompanhados, visando ao empoderamento, enfrentamento e construção de novas possibilidades de interação familiares e com o contexto social. Tem como ponto de partida a elaboração do Plano de Acompanhamento que visa adotar no decorrer do acompanhamento especializado, os compromissos de cada parte, em conformidade com as especificidades das situações atendidas. As famílias e indivíduos devem ter a possibilidade de participar ativamente da construção do Plano de Acompanhamento, da definição dos encaminhamentos e da periodicidade dos atendimentos, para que o trabalho social no CREAS represente uma proposta de trabalho viável, que faça sentido em sua trajetória de vida.

Link de acesso: Não Possui

Taxa ou Tarifa: Não Possui

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top