sexta-feira , 10 julho 2020
Você está aqui: Capa | Atendimento Sine Itabira

Atendimento Sine Itabira

Emissão de CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social:

Descrição do Serviço: Emissão da carteira de trabalho, documento para habilitação do trabalhador brasileiro e estrangeiro no mercado de trabalho formal. É o principal instrumento para garantir o acesso aos direitos trabalhistas garantidos em lei ao trabalhador.

Local de Atendimento: Sine Itabira – Av: das Rosas, 410, São Pedro. Telefone: (31) 3839-2140.

Requisitos e documentos necessários:

Requisitos: Ser Brasileiro nato ou naturalizado com 14 anos ou mais de idade. Menores de 14 anos só poderão fazer a carteira de trabalho caso possua um mandato judicial.

Documentos Necessários:

1ª via: Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado, divorciado ou viúvo), Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Endereço.

2ª via – continuação ou inutilização: CTPS (cheia ou inutilizada), Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado, divorciado ou viúvo), Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Endereço.

2ª via –perda ou roubo: Boletim de Ocorrência impresso, Número da CTPS, Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado, divorciado ou viúvo), CTPS (cheia ou inutilizada) ,Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Endereço

Informações e manifestações: Todos os documentos apresentados para emissão da CTPS deverão ser originais e estarem em bom estado de conservação ( não podem estar rasurados, manchados, rasgados ou abertos). O horário para atendimento da CTPS é de 08h00 ás 15h00 de segunda a sexta-feira. A foto é tirada na hora da emissão do documento.

Etapas: O atendimento (emissão e preenchimento dos dados) é realizado pelo funcionário do Sine. A impressão do documento é feita pelo Ministério do trabalho.

Prazo máximo previsto: A entrega da CTPS é feita no mesmo dia do atendimento.

Forma da prestação do serviço: Presencial

Prioridade e previsão de espera: O atendimento é realizado por ordem de chegada. As pessoas portadoras de deficiência física, os idosos com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos da lei 10.048/00. A previsão de espera depende da quantidade de pessoas para ser atendida.

Acompanhamento: Não há uma vez que o documento é entregue no mesmo dia.

Link de acesso: Não há, pois o atendimento não precisa ser agendado e o atendimento é presencial.

Taxa ou tarifa: Gratuito

Seguro Desemprego:

Descrição do Serviço: É um benefício que tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente. Ele é pago de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado.

Local de Atendimento: Sine Itabira – Av: das Rosas, 410, São Pedro. Telefone: (31) 3839-2140.

Requisitos e documentos necessários:

Requisitos: Ter sido dispensado sem justa causa, não estar em gozo de qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente à sua manutenção e de sua família. 1ª solicitação: Ter recebido 12 salários, consecutivos ou não, nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à dispensa, e trabalhado 12 meses, consecutivos ou não, nos últimos 36 meses imediatamente anteriores à dispensa. 2ª solicitação: Ter recebido 9 salários, consecutivos ou não, nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à dispensa, e trabalhado 9 meses, consecutivos ou não, nos últimos 36 meses imediatamente anteriores à dispensa, desde que não tenha recebido o seguro desemprego nos últimos 16 meses. A partir da 3ª solicitação: Ter recebido 6 salários consecutivos e trabalhado 6 meses nos últimos 36 meses imediatamente anteriores à dispensa, desde que não tenha recebido o seguro desemprego nos últimos 16 meses.

Documentos Necessários: Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, Requerimento do seguro desemprego, Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, Comprovante de Saque do FGTS ou extrato de conta vinculada da Caixa (FGTS), 3 últimos contracheques (em caso de hora extra ou outros adicionais).

Informações e manifestações: Todos os documentos apresentados para atendimento deverão ser originais e estarem em bom estado de conservação.

Etapas: O atendimento é realizado pelo funcionário do Sine.  Em casos específicos a pessoa poderá ser encaminhado ao Ministério do trabalho para sanar pendências.

Prazo máximo previsto: Caso não tenha nenhuma pendência, o trabalhador já é informado sobre data de recebimento das parcelas ao final do atendimento.

Forma da prestação do serviço: Presencial, mediante agendamento prévio.

Prioridade e previsão de espera: O atendimento é realizado mediante agendamento prévio. As pessoas portadoras de deficiência física, os idosos com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos da lei 10.048/00. Não há espera por parte do trabalhador uma vez que o atendimento é agendado, a não ser em casos de falta de sistema ou energia elétrica.

Acompanhamento: O trabalhador já sai com as informações necessárias para recebimento do benefício. Caso tenha alguma pendencia o acompanhamento da resolução poderá ser feito por telefone ou pessoalmente, no horário de 08h00 ás 17h00 de segunda a sexta-feira.

Link de acesso: O agendamento pode ser feito pessoalmente ou pelo site: https://www.mg.gov.br(serviços/agendamento online/requerimento de seguro desemprego).

Taxa ou tarifa: Gratuito

Intermediação de Mão de Obra:

Descrição do Serviço: Prestação de serviço que se destina a inserir ou recolocar o trabalhador no mercado de trabalho de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego.

Local de Atendimento: Sine Itabira – Av: das Rosas, 410, São Pedro. Telefone: (31) 3839-2140.

Requisitos e documentos necessários: Qualquer cidadão, maior de 16 anos, pode se cadastrar para verificar as vagas disponíveis e ser encaminhado a uma oportunidade compatível com o seu perfil. Para isso, deve apresentar o CPF, Carteira de Trabalho, Identidade e comprovante de residência.

Informações e manifestações: Todos os documentos apresentados para atendimento deverão ser originais e estarem em bom estado de conservação.

Etapas: O atendimento é realizado pelo funcionário do Sine.

Prazo máximo previsto: Não há.

Forma da prestação do serviço: Presencial

Prioridade e previsão de espera: O atendimento é realizado mediante agendamento prévio. As pessoas portadoras de deficiência física, os idosos com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos da lei 10.048/00. O tempo de espera vai depender da quantidade de pessoas a serem atendidas.

Acompanhamento: O trabalhador já sai com todas as informações necessárias.

Link de acesso: Não há.

Taxa ou tarifa: Gratuito.

Captação de Vagas:

Descrição do Serviço: Serviço gratuito oferecido às empresas que desejam ofertar vagas de emprego.

Local de Atendimento: Sine Itabira – Av: das Rosas, 410, São Pedro. Telefone: (31) 3839-2140.

Requisitos e documentos necessários: As empresas/empregadores interessados em divulgar vagas de emprego no Sine podem comparecer em nossa unidade ou enviar e-mail para vagas.sineitabira@social.mg.gov.br

Informações e manifestações: O Sine oferece sala, com capacidade para até 40 pessoas para realização de processo seletivo ou treinamentos.

Etapas: Oferta de vaga pelo empregador/ Cadastro das Vagas/ Divulgação das Vagas/ Encaminhamento para seleção (na empresa) e Acompanhamento do resultado da seleção.

Prazo máximo previsto: Não há.

Forma da prestação do serviço: Presencial ou via e-mail.

Prioridade e previsão de espera: Não há tempo de espera.

Acompanhamento: O setor de Captação de vagas realiza diariamente o monitoramento dos encaminhamentos e seleção.

Link de acesso: Não há.

Taxa ou tarifa: Gratuito

Qualifica-se:

Descrição do Serviço: É um programa de qualificação e preparação profissional para o mercado de trabalho. Uma oportunidade que o trabalhador tem de aumentar e enriquecer a capacidade pessoal e profissional, visando o desenvolvimento e a excelência para ser inserido no mercado, com um diferencial potencializado.

Local de Atendimento: Sine Itabira – Av: das Rosas, 410, São Pedro. Telefone: (31) 3839-2140.

Requisitos e documentos necessários: É necessário apresentar xerox da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e uma foto 3×4. Para participar do programa, o interessado deve ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo.

Informações e manifestações: A oferta dos cursos/palestrassão divulgadas nos diversos tipos de mídias e as vagas são limitadas.

Etapas: Divulgação de Cursos/ Inscrição? Conclusão/ Entrega do Certificado.

Prazo máximo previsto: Depende dos cursos/palestras ofertados.

Forma da prestação do serviço: Presencial

Prioridade e previsão de espera: Não há tempo de espera

Acompanhamento: Não se aplica.

Link de acesso: Não há.

Taxa ou tarifa: Gratuito

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top